Hidroterapia

 
Como especialidade da Fisioterapia, a Hidroterapia, encontra-se indicada na reabilitação de animais submetidos a cirurgia ortopédica, animais com lesões neurológicas e animais com necessidades a nível do fortalecimento muscular e da função articular.
 
 
Esta abordagem realizada numa "passadeira em água" permite obter resultados com maior rapidez.
Por este motivo, o Hospital Veterinário da Arrábida, motivado pela necessidade de ajudar os nossos amigos de 4 patas, implementou este serviço inovador em Portugal.
 

Conheça os benefícios

 
A Hidroterapia, meio da fisioterapia, foi desenvolvida em Medicina Veterinária com base nos resultados obtidos em pacientes humanos.
 
Esta abordagem caracteriza-se pelo uso das propriedades da água, tais como:
 
  • Densidade relativa
  • Flutuabilidade
  • Pressão hidrostática
  • Viscosidade
  • Resistência
  • Tensão superficial
 
Através da hidroterapia, é possível reabilitar pacientes que sofram de patologia do foro neurológico e ortopédico.
A temperatura a que se encontra a água é de extrema importância, uma vez que temperaturas elevadas promovem o reforço do tecido muscular, alívio da dor, aumento da perfusão sanguínea e do metabolismo celular (Levine et al, 2004).
Alguns estudos cinéticos demonstram que a natação beneficia o aumento da flexão da articulação trabalhada. Por outro lado o treadmill provou promover a melhoria da extensão e flexão da articulação (Millis et Lavine, 1997).

Através destes benefícios, a hidroterapia considera-se adequada e indicada em situações inerentes à patologia neurológica e ortopédica. Pode também ser usada como ter

apêutica conservativa, uma vez que promove a fortificação muscular e a função articular trazendo assim vantagens em situações de osteoartrite, discoespondilite e displasia da anca.

Hospital Veterinário da Arrábida

Rua José Augusto Coelho n.12A
Vila Nogueira de Azeitão
2925-538

Coordenadas GPS: 38.518875, -9.015286 (38° 31' 7.95" , -9° 0' 55.008")
212181441
919686603
vetarrabida.lda@gmail.com